Blog do Zukkin
COMPARTILHAR TWEETAR

Qual a importância de ler os rótulos dos alimentos?


16/08/2016, por Camilly Fratelli

Qual a importância de ler os rótulos dos alimentos?

Olá pessoal, tudo bem? Sou a Nutricionista Camilly Fratelli. Este será o meu primeiro post no Blog do PagPouco, o qual descreverei sobre Rotulagem dos Alimentos que você compra nos supermercados, um dos princípios básicos para as pessoas que querem saber o que comem e/ou que se preocupam com a alimentação!

Responda às seguintes perguntas mentalmente: Você sabe o que é um rótulo? Você sabe ler os rótulos? Você sabe qual a importância dos rótulos? Se você respondeu NÃO a alguma dessas perguntas, esta publicação é para você.

Segundo a ANVISA, o rótulo nada mais é do que uma forma de comunicação entre os produtos, ou seja, quem faz o alimento, e os consumidores. Existem algumas informações que devem sempre estar presentes nos rótulos como:

a) Lista de ingredientes – deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.

b) Origem – onde o produto é fabricado.

c) Prazo de validade – para saber quando o produto não estará mais apto para o consumo.

d) Conteúdo líquido – indica a quantidade total de produto contido na embalagem (em quilo ou litro).

e) Lote – número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.

f) Informação nutricional obrigatória – é a tabela nutricional. Sua leitura é importante e uma das principais, porque a partir das informações nutricionais você pode fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família.

Veja abaixo a ilustração de uma tabela de informação nutricional e a explicação do que é cada item – organizada por cores – para facilitar a leitura e entendimento dos rótulos:

Informação Nutricional

Acima você pode ver um exemplo da Tabela Nutricional. Confira abaixo o significado de tudo, de acordo com as cores

PORÇÃO = quantidade do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, para ajudar na promoção da alimentação saudável sem excessos.
MEDIDA CASEIRA = indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. Informação obrigatória nos rótulos.
% VD = percentual de valores diários (VD) indica a contribuição do produto em relação à energia e nutrientes no dia, baseado em uma dieta de 2000 calorias para população em geral. Ou seja, se este produto contribui com 11% (34g) do que precisa de carboidrato no dia, ainda poderá comer 89% (266g – do total de 300g).

Importante: Cada nutriente apresenta um valor diferente para calcular o % VD.

Mas e o que é cada item?

– Valor energético = energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais.

– Carboidrato = componentes dos alimentos com a principal função de fornecer energia para as células do corpo, principalmente o cérebro.

– Proteínas = componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células.

– Gorduras totais = nos fornecem energia e referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento.

– Gorduras saturadas = tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo deve ser moderado porque, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

– Gorduras trans = tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados (ex. margarinas, biscoitos, sorvetes etc). O consumo deve ser bem reduzido (menor do que 2g por dia), porque pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

– Fibra alimentar = a ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino, como também, garante saciedade, controle da glicemia e colesterol.

– Sódio = presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (ex. embutidos, molhos prontos, enlatados etc), deve ser consumido com moderação, porque pode levar ao aumento da pressão arterial.

Vamos combinar o seguinte: na próxima vez que for ao supermercado fazer suas compras, olhe os rótulos dos produtos que está acostumado a comer e compare a outros produtos do mesmo gênero, principalmente quanto à quantidade de gordura e sódio!

Para dúvidas, sugestões ou consulta entre em contato por telefone (13) 99155-8027 ou e-mail camillyfratelli@gmail.com.

Até a próxima! 😉

Camilly Fratelli é nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo (CRN-3 nº 41431) com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde pela mesma Instituição

Fonte: ANVISA. Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação aos consumidores. Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Universidade de Brasília, 2005. 17p.



Cadastre-se no Zukkin


COMPARTILHAR TWEETAR

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO
Baixe no Google Play Baixe na Apple Store

O PODER DE COMPRA É SEU!

O que é o Zukkin

CONTATO

Av. Angélica, 819 / Sala 63 - Higienópolis - São Paulo/SP

Fone: (11) 3666.7034 / (13) 3322.7293

WhatsApp: (11) 9 9323.8766

E-mail: contato@zukkin.com

Zukkin - O poder de compra é seu © Todos os direitos reservados.